Escolher a Cristo Jesus

Liturgia da Palavra

Leituras:

Josué 24, 1-2, 15-18
Salmo 34, 2-3, 16-23
Efésios 5, 21-32
João 6, 60-69

Domingo XXI do TC, ano B

(podcast)

As Leituras da Missa deste domingo conclui uma meditação de quatro semanas sobre a Eucaristia, do capítulo 6 do evangelho de São João.

Os 12 apóstolos no Evangelho de hoje são convidados a fazer uma escolha – ou a acreditar e aceitar o novo convênio que oferece em seu corpo e sangue, ou retornar a seus antigos modos de vida.

Sua escolha é prefigurada pela decisão Josué para fazer as 12 tribos como vemos na primeira leitura de hoje.

Josué reúne-os em Siquém – onde Deus apareceu pela primeira vez a seu pai Abraão, prometendo fazer seus descendentes uma grande nação em uma nova terra (ver Gênesis 12, 1-9). E ele emite um desafio sem corte – ou renova sua aliança com Deus ou servir aos deuses estrangeiros das nações vizinhas.

Nós também estamos sendo feitos hoje para decidir quem vai servir. Por quatro semanas, foram apresentados na liturgia com o mistério da Eucaristia – um milagre diário muito maior do que as realizadas por Deus para levar os israelitas para fora da terra do Egito.

Ele nos prometeu uma nova pátria, a vida eterna, e ofereceu-nos pão do céu para nos fortalecer em nossa jornada. Ele nos disse que, se não comer Sua carne e beber Seu sangue não teremos vida em nós.

É um duro discurso, como muitos murmúrios no Evangelho de hoje. No entanto, Ele nos deu as palavras de vida eterna.

Temos de acreditar, como Pedro diz hoje, que Ele é o Santo de Deus, que se entregou por nós, deu a Sua carne para a vida do mundo.

Como ouvimos na Epístola de hoje, Jesus fez isso para que possamos ser santificados, feitos santos, através da água e da palavra do batismo pelo qual entramos em Sua Nova Aliança. Através da Eucaristia, Ele nos alimenta e nutre, tornando-nos Sua própria Carne e Sangue, como marido e mulher se tornam uma só carne.

Vamos renovar nossa aliança hoje, se aproximando do altar com a confiança de que, como cantamos no Salmo de hoje, o Senhor vai resgatar as vidas de Seus servos.

Até o próximo fim de semana com: A Leitura Cristã da Bíblia – Catequese Bíblico Missionária

Por Alan Lucas, gestor e blogueiro do Pequeno Monge Agostiniano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s