Missão Amazônia Peruana

Noticias

“Vamos a outros lugares, às aldeias da vizinhança, a fim de pregar também ali, pois foi para isso que eu saí” (Mc 1,38).

A Ordem dos Frades Menores , já faz algum tempo, decidiu preocupar-se com a realidade Amazônica e enviou frades para lá constituírem uma fraternidade com o objetivo de seguir as pegadas de São Francisco, amante da natureza, de tudo o que é vivente. Assim os frades se instalaram na região de Loreto no Peru para realizarem seu trabalho. Desde então realizam missões nos lugares em que estão presentes convidando frades e leigos ligados a nós para conhecerem esta realidade. Foi aí que passei missionando todo este mês de janeiro.

Creio que três coisas me motivaram a participar desta experiência. A primeira vem do mandato de Jesus de anunciar o evangelho, de ir a lugares diferentes. E aqui entendo pregar como todo ato que leve outro ser humano a desejar, experimentar a presença de Deus que nos acolhe a todos; fazer com que o evangelho fundamentasse toda “semente do verbo” presente naquela comunidade. A segunda se funda no apelo insistente do Papa Francisco acerca de uma Igreja em saída. Toda sua história como religioso, bispo e agora como Papa motiva, não só a mim, mas a muitos. E como pude perceber a necessidade de uma Igreja que não deve fechar-se em si mesma. Em terceiro lugar, e não menos importante, a vocação missionária da vida franciscana, a itinerância, o peregrinar. Dizemos que a missão “está no sangue” da vida franciscana, pois o próprio Francisco nos deu o mandato de sair em fraternidade levando paz a todos quantos encontrarmos.

Foi assim que me fiz presente naquele pequeno município junto ao rio Amazonas para partilhar um pouco daquilo que sei e fortalecer a presença de Deus naquele lugar, marcado principalmente pela tranquilidade do povo da selva, pelo cultivo de frutas e legumes como milho e mandioca, pela pesca e pela vida ligada intimamente ao rio. Lá em Caballococha a presença dos missionários franciscanos é muito importante pois fazia alguns anos que o povo não tinha assistência religiosa. E esta presença rápida dos missionários serviu para reunir novamente a comunidade paroquial dentro da cidade com seus vários bairros e dos povoados ribeirinhos ao redor da Palavra e da vida cristã como um todo suscitando lideranças para reunir as pessoas e fortalecer a oração e o estudo da Escritura. O objetivo da presença franciscana nesse lugar é transformar os leigos e leigas em agentes transformadores, capazes de se organizarem como Igreja viva de Deus.

 A formação cristã passa pelo ser humano como um todo pois o próprio Jesus veio “para que todos tivessem vida e vida em abundância” Jo 10,10. Por isso não tinha como anunciar a Palavra sem dar-se conta da situação de pobreza e miséria que muitas pessoas viviam. Coisas necessárias como água potável, ensinamento sobre higiene, cuidado essenciais com a saúde lhe faltavam. Como anunciar o evangelho sem preocupar-se com a situação dessas várias pessoas que encontrei? Realmente a Igreja tem muito a fazer por ali. Daqui seguirei pedindo pelos missionários que lá estão e por todos aqueles que estão em toda a Amazônia lutando pela dignidade da vida.

Venho trazendo um conhecimento de como Deus abençoa nossa vida com tantas maravilhas! Foi magnífico poder navegar e mergulhar no rio Amazonas em sua imensidão. E ao mesmo tempo entender que há vida em meio a floresta, muito diferente da que vivemos aqui em nossas cidades, também rica em qualidades a nos oferecer. Preocupemo-nos sim com a nossa casa comum pois muitas realidades põem em risco toda aquela maravilha; importante não só para eles, mas também para cada um de nós que nos beneficiamos com os ventos úmidos saídos de lá. Agradeço ao Governo Provincial que me possibilitou esta experiência, aos Freis Vicente Paulo e Vicente Ronaldo que não mediram esforços para me auxiliarem nesta empreitada e aos frades do Projeto Amazônia pelo acolhimento. Que Deus possa suscitar cristãos capazes de doarem um pouco de suas vidas em favor da missão, assumindo-a com muita coragem profética.

Frei Felipe Trindade,ofm

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s